Inverno em Florianópolis, calmaria e boa gastronomia
Passeio durante o dia e boa gastronomia são possíveis em todas regiões da cidade; tainha é destaque nesta época do ano.

No verão, as praias são destinos inquestionáveis. No inverno, você pode estar se perguntando se Floripa é um lugar que vale seu tempo, dinheiro e energia. Esse texto vai te provar que sim. Aqui estão dicas preciosas de como explorar a cidade e suas belezas naturais em dias frios.
Os passeios ao livre são sempre uma boa opção quando se trata de Floripa. Além da beira do mar das 42 praias de Floripa, as dunas compõem a paisagem da cidade e são ótimos espaços para passeios ao ar livre. Em alguns pontos da cidade, inclusive, há estações de sandboard que alugam equipamentos para quem quiser deslizar sobre as dunas.
E tem as próprias praias, aquelas de faixa de areia mais largas, que permitem um belo passeio para aquecer o corpo e a alma e a prática de esportes (e daí é só escolher). Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus, localizadas no Norte da Ilha, são algumas das praias paradisíacas da Ilha de Santa Catarina.
Se não quiser colocar o pé na areia, o passeio pela orla em locais como Beira-mar Norte (Centro), Praia da Armação (Sul), Santo Antônio de Lisboa (Norte) e Lagoa da Conceição (Leste), entre outras, são ótimas pedidas.
Parques no coração da cidade
Há parques super legais e agradáveis na cidade: Parque da Luz, na cabeceira da ponte Hercílio Luz - recém-revitalizada, que fica aberta para circulação exclusiva de pedestres aos fim de semana; Parque do Córrego Grande, no bairro Córrego Grande; e Jardim Botânico de Florianópolis, no bairro Itacorubi.
Curtindo a gastronomia local
São inúmeros os lugares para olhar o mar e curtir a gastronomia local. Três que se destacam: Santo Antônio de Lisboa, que tem a rota do Sol Poente, no Norte da Ilha; Ribeirão da Ilha, que tem a rota gastronômica das ostras, no Sul da Ilha; e o Mercado Público, no Centro.
E no Mercado Público está rolando o Festival da Tainha até 3 de julho. O espaço exala Floripa. As peixarias, lojas, restaurantes e bares mostram, num só lugar, um pouco da alma da cidade. Está localizado no aterro da Baía Sul, há algumas quadras da tradicional Praça XV e sua figueira centenária, que vale muito uma visita também.
Mas voltando ao Festival da Tainha, terá atrações culturais, com artistas locais, que se apresentarão no vão central. Confira aqui a programação .
A Tainha, a rainha da festa, é servida durante o festival em 14 versões diferentes, entre elas frita, assada, grelhada, ensopada, com ou sem ova. Tem para todos os gostos.
A nossa amada tainha
De 1 de maio a 10 de julho está aberta a safra da tainha em Floripa e, com isso, a paisagem das praias se transforma. Arrastões são frequentes e os peixes, muitas vezes, podem ser comprados ali na areia mesmo. Outra diferença dessa época do ano é que o surf é restringido e os pescadores tomam o mar.
Nessa temporada, a tainha é ainda mais presente na gastronomia local. Além dos festivais que acontecem na cidade, como a do Mercado Público, outros são promovidos nos bairros e os restaurantes usam e abusam da tão amada tainha para composição de seus menus.
Vale conferir as delícias do restaurante Maricota, no hotel Porto Sol - https://www.hoteisportosol.com.br/ (tem em Ingleses e na Cachoeira do Bom Jesus), aberto das 12h às 15h para almoço, que serve comidinha gostosa a La Carte. Depois desse horário, petiscos e jantar são servidos até às 22h.
Floripa é ou não é uma boa opção no inverno?
Deixe aqui seu comentário e venha visitar Floripa.


